- Área: 999 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Tomoki Hahakura
-
Fabricantes: Ecowood, Fujiwara Chemical, TAKEMURA INDUSTRY, Tamiya, Union
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nossos clientes administram vários tipos de centros de ensino no mesmo local, do jardim de infância à universidade. Graças à localização, a propriedade desfruta de um ambiente rico, com uma lagoa, floresta, parques, jardins e assim por diante. Além disso, eles desejam fazer deste um ponto focal educacional para a comunidade local, abrindo seu campus. Nossa resposta foi o conceito de projeto, “Forest-ness”, que gera um edifício poroso, ao ar livre, conectado ao seu entorno.
Os espaços estão espalhados conforme inúmeros estudos de suas interações com o meio ambiente. Ao não delimitar os limites dos espaços e combinar os vários tamanhos de espaços, o edifício obtém uma abertura ambígua e uma continuidade em relação ao ambiente. Os usuários passeiam e aproveitam a luz e o vento como se estivessem em uma floresta.
Com o tempo, as crianças tornam-se mais ativas e desenvolvem sua curiosidade e motivação para aprender. Não é nem necessário dizer o quanto é essencial que as crianças toquem nos materiais naturais no decurso do seu desenvolvimento, portanto, materiais e cores também desempenham papéis importantes na arquitetura do interior e exterior.
Por isso, escolhemos o maior número de produtos de madeira natural possível, especialmente onde as crianças poderiam se aproximar diretamente. Além disso, cada cor neste edifício é escolhida a partir de flores em seu ambiente circundante, refletindo a paleta de cores tradicional japonesa, que muitas vezes é nomeada inspirada em plantas e animais nativos.
As cores caracterizam as cenas cotidianas para as crianças, como os momentos nas escadas, na sala do professor ou no banheiro. A paleta aumenta a força da imagem de cada lugar e o apego ao espaço favorito. As camadas em cada elemento espacial, como luz, sombra, cores e materiais, expressam a atmosfera ativa e viva do edifício para a cidade.